A Dinamarca na Califórnia? Yes, Solvang!

Solvang é uma grata surpresa encontrada no Vale de Santa Ynez, importante região vinícola e turística no Estado da Califórnia.

Também chamada de Little Denmark, ou Pequena Dinamarca, Solvang reproduz em alguns quarteirões uma típica cidade nórdica, com tudo a que se tem direito: a arquitetura, os nomes de ruas, as estátuas, as lojas… absolutamente tudo — até os moinhos! — lembra a Dinamarca (tirando a bandeira dos Estados Unidos em alguns estabelecimentos, como na Mortensen’s Bakery).

Solvang, a Dinamarca na Califórnia_Na dúvida embarque

Solvang, California_Na dúvida embarque

A pequena cidade de aproximadamente 6 km², fundada por imigrantes dinamarqueses em 1911, recria perfeitamente a atmosfera de sua terra natal e se tornou tão famosa que atrai milhares de turistas todos os anos. Embora não seja destino final (pelo menos para nós, brasileiros), Solvang é um destino agradavelmente inevitável para quem conhece o Vale de Santa Ynez e a região de Santa Barbara.

Pela estrada, predominam uma paisagem rural e a parada em diversas vinícolas renomadas, como a Firestone e a Sunstone. Para amantes de vinho vale a leitura do post sobre o Vale de Santa Ynez.

Os moradores têm orgulho de sua história e dedicaram uma estátua e um museu inteiro ao famoso escritor Hans Christian Andersen, autor de clássicos da literatura infantil como O Patinho Feio e A Pequena Sereia. Orgulho da cidade também é a cervejaria artesanal Solvang Brewing Company, onde é possível degustar cervejas tipo ale e almoçar comidas típicas da Dinamarca no Viking room.

cervejaria Solvang, California_Na dúvida embarque

cervejaria Solvang, California_Na dúvida embarque

Eventos em Solvang durante o ano

A cidade, muito voltada para o turismo, organiza eventos ao longo de todo o ano para atrair ainda mais visitantes, sobretudo os próprios americanos que moram perto e curtem bons vinhos. Além de eventos relacionados aos vinhos, Solvang também organiza, no mês de setembro, o festival Solvang Danish Days, que procura divulgar a cultura nórdica por meio de desfiles e danças com roupas típicas, música, pães, doces, vinhos e cervejas vikings, como eles mesmos divulgam.

Três meses depois, em dezembro, ocorre o Julefest, festival que celebra o Natal, com muitas árvores enfeitadas, presépio, chagada do Papai Noel e a tradicional parada natalina. E  por falar em Natal, como não mencionar uma das mais importantes lojas da cidade? A loja Jule Hus atrai apaixonados por enfeites de Natal, como eu! Trouxe vários… Tem até o Papai Noel Dinamarquês, rsrs….

Loja de natal, Jule Hus, Solvang_Na dúvida embarque

Enquanto passear pela cidade, é interessante observar que os nomes das ruas remetem a celebridades ou personagens famosos da Dinamarca e todos os estabelecimentos e lojas também recebem nomes dinamarqueses. Além disso, todas as lojas vendem produtos importados da Dinamarca ou feitos com receitas típicas (sendo vários  tipos de queijos, bebidas e doces típicos) sem falar dos restaurantes e da cervejaria que já mencionei.

produtos típicos Dinamarca, em Solvang, Califórnia_ Na dúvida embarque

produtos típicos Dinamarca, em Solvang, Califórnia_ Na dúvida embarque

Para quem curte a fascinante história da colonização da Califórnia, não pode deixar de visitar a Old Mission Santa Ynez, que foi a 19ª entre as 21 instaladas em todo o Estado. O prédio está em ótimo estado de conservação, após sucessivas restaurações ao longo do tempo, com o objetivo de não deixar essa história morrer. Ela fica a alguns poucos quilômetros de Solvang: é só jogar no GPS e chegará em alguns minutos.

Mission Santa Ynez, Santa Ynez Valley, Califórnia_Na dúvida embarque

Para quem quiser ficar hospedado na cidade, o site oficial recomenda os melhores hotéis, além de atividades como passear a cavalo, andar de bicicleta, jogar golfe e aproveitar o Cachuma Lake,  lago criado artificialmente com a construção da represa em 1953. Os moradores da região e os turistas gostam de realizar atividades no lago e no parque que há no entorno, tais como camping, recreação, trilhas e diversos esportes. Mas para isso, deve-se ir preparado com protetor solar, repelente de insetos, sapatos e roupas apropriadas.

Cachuma lake, lago Cachuuma, Vale de Santa Ynez,California, Na dúvida embarque

Se você tiver oportunidade de viajar para a Califórnia, não deixe de conhecer esse pedacinho da Dinamarca e da rica cultura dos povos nórdicos, que já na Idade Média eram grandes navegadores, exploradores e conquistadores. Ao contrário do mito que se formou em torno dos vikings, hoje sabe-se que eles eram, sim, bastante avançados para a época, e tiveram importante contribuição na construção de cidades e nas ciências marítimas.

Quem sabe você não acaba se empolgando e faz uma viagem para a Dinamarca? Eu quero, e já comecei a planejar!

Vai viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

0 comments on “A Dinamarca na Califórnia? Yes, Solvang!

2 Pings/Trackbacks for "A Dinamarca na Califórnia? Yes, Solvang!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *