Como é voar na Copa Airlines para os Estados Unidos

Enquanto aguardava uma longa conexão no Aeroporto do Panamá aproveitei para escrever sobre como é voar na Copa Airlines, do Brasil para os Estados Unidos, e vice-versa.

Essa é a terceira viagem que faço com a Copa (no total 12 vôos), sempre com destino aos Estados Unidos, na classe econômica, e com conexão na cidade do Panamá. Os voos foram com destinos a Miami, Nova York e, agora, Miami novamente.

A Copa Airlines é uma empresa Panamenha que opera muitos voos desde o Aeroporto Internacional de Tocumen, considerado o hub das Américas.

A Copa costuma ser a melhor opção para brasileiros quem pretendem viajar para América Central e Caribe. E, não raras vezes, para o México e Estados Unidos.

Isso porque geralmente a empresa oferece voos com preços mais competitivos quando comparados com outras cias aéreas. Isso se deve ao fato de a Copa operar em horários diferenciados (voos diurnos), oferecer um serviço de bordo mais simples e ter conexões muito longas para garantir que os voos sairão cheios.

como é voar na copa airlines

Como é voar na Copa Airlines

Vôo do Rio de Janeiro até o Panamá

O voo com saída do Galeão, no Rio de Janeiro, foi em um avião tipo Boeing 737-800 e levou um total de 7 horas e 30 minutos até a cidade do Panamá. Da Cidade do Panamá até Miami o voo durou 3 horas, no mesmo tipo de aeronave.

Acho que o critério mais importante na hora de escolher a Copa Airlines é o tempo de conexão no Panamá. Se possível, escolha sempre o voo com menor tempo de conexão.

Como são as conexões no Panamá

Sobre as conexões, você pode conseguir fazer conexões rápidas ou beeem longas. Eu mesma já fiz uma conexão super-rápida, de menos de 1 hora. Foi só sair de um avião e entrar no outro, sem nem passar pela imigração.

Mas também já peguei conexões de 6 hs e de 8 hs. Uma à noite, quando não dava nem pra sair do aeroporto para passear e a outra de dia, mas com chuva na cidade do Panamá. Ou seja, conheço bem o aeroporto da cidade do Panamá. E ouso dizer que é o aeroporto onde fiquei mais tempo durante essa vida de viajante.

como é voar na copa airlines como é voar na copa airlines

Serviço de bordo, conforto e refeição

Os comissários da Copa são sempre muito educados e atenciosos. Falam espanhol e inglês e entendem um pouco de português.

Outro item importante a considerar na hora de escolher a Cia aérea é o conforto. Acho válido mencionar que os assentos na Copa não reclinam muito nem são os mais confortáveis do mercado — lembram os assentos da GOL— mas são bons para voos de 7 horas.

Bem, nos voos do Brasil para o Panamá são servidas 2 refeições, que pode ser café da manhã, almoço ou jantar e lanche. E do Panamá para os Estados Unidos sempre é servido um lanche.

As refeições são servidas em pequenas porções e a escolha é sempre entre um tipo de massa ou uma carne. Se você costuma sentir fome, leve algo na bolsa ou faça uma refeição antes de embarcar.

como é voar na copa airlines

Entretenimento

Cada passageiros tem uma tela individual para assistir filmes e séries.

Nessa última viagem assisti a alguns filmes bons, incluindo o vencedor do Oscar ” A forma da água” — recomendo demais! — li um livro e joguei paciência.

Mas também já voei sem tantas opções de filmes. Na penúltima viagem que fiz para os Estados Unidos com a Copa joguei paciência até… perder a paciência! rsrs Acho que já tinha assistido a todos os filmes disponíveis.

Eles disponibilizam fone de ouvido e entrada USB para carregar celulares e tablets.

como é voar na copa airlines
como é voar na copa airlines

Bagagem

Para voos entre Brasil e América do Norte os passageiros da classe econômica da Copa Airlines podem despachar até 2 malas de 23 kg cada; enquanto na classe executiva 2 malas de 32 kg.

Se o seu destino final for os Estados Unidos não é preciso retirar a bagagem no Panamá pois a retirada é no destino final.

No voo da ida levei apenas 1 mala de mão pequena e 1 mochila. Na volta despachei mais uma bagagem, com as compras. Chegou tudo certinho, sem nenhum dano e nem mesmo abertura da bagagem.

Vale lembrar algumas dicas quanto à bagagem: sempre utilizar cadeado, colocar tag de identificação e até alguma marca distintiva como um adesivo ou lenço colorido.

Além, claro, de fazer seguro viagem com cobertura para dano, perda ou extravio de bagagem. Eu sempre comparo o seguro de viagem na Real Seguro e na Seguros Promo,que mostram os melhores preços.

O aeroporto Internacional de Tucumen

O aeroporto da cidade do Panamá é pequeno e simples – se comparado com aeroportos dos Estados Unidos ou da Europa – mas eficiente. Aliás, a Copa Airlines é considerada uma das companhias aéreas mais pontuais das Américas.

como é voar na copa airlines

O aeroporto possui uma ala antiga e uma ala nova, que corresponde aos portões 1 a 11. A dica é usar os banheiros na ala nova porque os banheiros femininos da ala antiga são sofríveis.

A Copa está investindo na ala antiga para conforto dos passageiros, sobretudo por causa do longo tempo que esperamos para conexões. Cadeiras mais confortáveis e até um hotel para quem quisesse descansar seriam bons também.

O wi-fi também poderia ser liberado —atualmente o wi-fi só é fornecido gratuitamente por 30 minutos.

O aeroporto possui algumas lojas de produtos locais, duty free e marcas de griffe, além de caixa eletrônico, e câmbio para troca de dinheiro.

como é voar na copa airlinescomo é voar na copa airlinescomo é voar na copa airlines

Também há uma área de alimentação no segundo andar e algumas lanchonetes espalhadas no primeiro piso.

Tudo no aeroporto é cobrado em dólar (segunda moeda oficial no país) e os preços não são exatamente baratos.

como é voar na copa airlines como é voar na copa airlines

Visita ao Panamá

Como eu estava em conexão, preferi não sair do aeroporto. Ainda não foi dessa vez que conheci o Panamá—embora já tenha estado lá 6 vezes!

Bem, uma coisa é certa: um dia eu saio do aeroporto! haha 🙂

Se você está se perguntando como é voar na Copa Airlines do Brasil para os Estados Unidos ou como é o aeroporto do Panamá, espero ter ajudado.

Finalmente, precisando de dicas sobre Miami e outras cidades dos Estados Unidos, dê uma olhada nos nossos posts clicando aqui. Tudo separado por cidade. 😉

Certificado Internacional de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela só é exigido se o seu destino final for o Panamá (ou outro país que exija o certificado). Para os Estados Unidos não é necessário apresentá-lo.

Aqui você pode ler como Emitir o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela e ver os países que o exigem.

como é voar na copa airlines
Gostou de saber como é voar na Copa Airlines? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão aqui

como é voar na copa airlines

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *