Como é voar na TAP com destino a Portugal

Continuando a série de posts sobre companhias aéreas, hoje vamos contar como é voar na TAP, do Brasil com destino à Portugal. Essa é a segunda vez que viajamos pela TAP com destino à Portugal, totalizando 6 voos.

A TAP — Transportes Aéreos Portugueses — é a maior companhia portuguesa e opera voos diretos do Brasil, partindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília. Mas também há voos com conexão partindo de outras cidades.

A TAP costuma ser uma das melhores opções para os brasileiros que estão viajando para Portugal, pois há muitas ofertas diárias – voos diretos ou com conexão, na parte da tarde ou à noite.

Como é voar na TAP

Nesse post, além de expor nossa impressão geral sobre como é voar na TAP vamos falar também sobre: como é a compra da passagem e a compra da bagagem despachada, check-in, conforto dos assentos, serviço de bordo e refeição, entretenimento a bordo. Além da imigração no aeroporto de Lisboa e a conexão de Lisboa ao Porto.

O último voo que fizemos pela TAP saiu do Rio de Janeiro com destino ao Porto e teve uma conexão de 2 horas em Lisboa. Voamos em um avião modelo Airbus A330 em classe econômica, no período da tarde (15:45). O tempo total até Lisboa foi de 9 horas e 30 minutos.

De modo geral, sempre fomos bem atendidos na TAP e nunca tivemos nenhuma intercorrência nos voos, nem problemas com bagagem.  Os atendentes da TAP são muito solícitos e educados. Falam português (de Portugal) e inglês.

Compra da Passagem

Atenção para o item compra de passagem, pois na TAP o sistema é diferente! Ao comprar a passagem você recebe confirmação por e-mail, mas ainda assim é necessário validar o pagamento!

Para realizar a validação do pagamento é possível:
1- enviar e-mail para reservas.qfp@tap.pt com o código da reserva, a foto do cartão de crédito e do passaporte do titular;

2- ligar para a central de atendimento;

3- ou levar bilhete, passaporte e cartão de crédito no momento do check-in.

Sem esse procedimento, sua passagem não estará validada.

Não deixe de comprar um chip de internet aqui no Brasil. Assim, você já sai do aeroporto conectado. Você pode ler  aqui como foi minha experiência com o chip da Easysim4u na Europa.

Bagagem

Como é voar na TAPEm relação à quantidade de bagagem despachadas a TAP também possui um sistema diferenciado.

Após as mudanças nas normas sobre bagagem, a TAP passou a disponibilizar passagens com preços diferenciados.

O passageiro pode optar, de acordo com a tarifa apresentada, se quer voar sem bagagem despachada, com 1 ou 2 bagagens despachadas. Quanto mais bagagem, maior o preço da passagem.

Em todos os casos é permitida uma mala de mão com até 10 Kg.

A possibilidade de comprar a passagem sem bagagem (para garantir a melhor tarifa) — e só adicionar depois, mais perto da viagem — também é uma vantagem.

Optamos por comprar a passagem com 2 bagagens de 23 quilos, mas depois precisamos despachar outras malas.

Então, além do procedimento de validação do pagamento foi necessário ligar para a central e pedir para adicionarem mais 2 bagagens. O valor total foi de R$ 700,00 por 2 bagagens extras de 23 quilos.

Check-in

É possível fazer o check-in online, ou através das máquinas de self check-in nos aeroportos ou também diretamente no balcão.
Caso opte por realizar o check-in online ou nas máquinas de autoatendimento, basta despachar as bagagens no balcão, apresentando o passaporte. Essa fila costuma ser mais rápida do que as demais, já que é só despachar a bagagem.

Preferimos fazer o check-in na máquina de autoatendimento e, chegando no balcão para despachar as bagagens, o atendimento foi ótimo e muito solícito.

Assentos

No quesito conforto a TAP possui a melhor opção para quem viaja em dupla/ casal.

As fileiras têm apenas 2 poltronas! Particularmente, eu acho isso perfeito e adoraria que todos as cias aéreas tivessem essa opção. Quando se viaja frequentemente, os mínimos detalhes fazem a diferença e, para mim, a configuração das fileiras em 2 – 4 – 2 poltronas é ideal.

Na prática, isso significa que o casal fica tanto com a janela como o corredor. Além de ficarem mais livres e não incomodarem quem está ao lado, para ir ao banheiro ou mesmo se esticar.

Como é voar na TAP
Como é voar na TAP com destino a Portugal: 9 horas e 30 minutos até Lisboa

É verdade que as poltronas não são as mais espaçosas do mercado. Então, faz lembrar o espaço entre as poltronas na American Airlines ou na GOL. Mas a aeronave é bem nova e isso compensa!

Nos outros voos que fizemos com a TAP, há alguns anos, o espaço era bem maior.

Serviço de bordo e Refeição

No voo de 9h30 m de duração foram servidas 2 refeições: jantar e café da manhã. A comida estava ótima e a opção era entre carne ou frango, com arroz, saladinha, pão e sobremesa.

Mas confesso que sentimos falta de mais uma refeição, poderia ter um lanche antes do jantar pois esperamos um bocado até a refeição ser servida.

Como é voar na TAP

Entretenimento

Todos os assentos possuem tela individual, entrada usb e entrada para fone de ouvido, que é distribuído gratuitamente.

A programação tinha ótimos filmes, incluindo alguns lançamentos e uma série de filmes da TV TAP, com dicas do que fazer em Portugal. Assisti a quase todos da série do João Kopke e adorei a produção.

Na parte de TV, eles reprisam o Jornal Nacional do dia anterior. E para crianças há o canal da TAP kids, com opções de filmes da Disney.

Como é voar na TAP
Entretenimento a bordo: muitas opções para passar o tempo

Aeroporto de Lisboa

Chegando em Lisboa todos os passageiros em conexão tiveram que fazer imigração antes de embarcar no 2º voo.

Uma dica: quem está viajando acompanhado de nacional europeu não precisa passar na fila de brasileiros. Pode ir para a fila de imigração de europeus, como acompanhante.

Como é voar na TAP

Conexão até o Porto

No segundo trecho, Lisboa – Porto, voamos em um turbo-hélice ATR-72, bem menor do que o Airbus, com apenas 4 poltronas, 2 de cada lado da aeronave, não reclináveis. Eles chamam esses voos internos de TAP Express.

Os passageiros embarcam e desembarcam pela cauda do avião, pela pista, e utilizam o ônibus da companhia para ir para o saguão.

Foram apenas 45 minutos de voo, mas foi servido um lanche tipicamente português: pastel de nata e café!

Como é voar na TAPComo é voar na TAP

Stopover

Outra grande vantagem para brasileiros que voam TAP com destino à Europa é o stopover, que permite uma parada de até 5 noites em Lisboa ou no Porto. Assim, se você deseja ir até Madri, por exemplo, pode escolher fazer um stopover em Lisboa de até 5 noites. Ou seja, 2 destinos pelo preço de 1!

Que tal navegar no site da TAP para conferir as tarifas?

Mas, afinal, como é voar na TAP?

Em resumo, a TAP é uma boa cia aérea, o atendimento é sempre atencioso e o entretenimento a bordo também é satisfatório. A possibilidade de comprar a passagem sem bagagem (para garantir a melhor tarifa) — e só adicionar depois — também é uma super vantagem.

Então, já que você decidiu ir para Portugal, que tal aproveitar todas as dicas desse país que conhecemos um “bocadinho”?

ÉVORA- ONDE FICAR HOSPEDADO

SINTRAbate e volta a partir de Lisboa

CASCAIS – o que fazer – passeio de 1 dia a partir de Lisboa

CABO DA ROCA – como ir e o que fazer

GUIMARÃES– aqui nasceu Portugal

PORTO – onde se hospedar no Porto

Roteiro de 2 dias no PORTO – o que fazer

2 dias em COIMBRA – o que fazer além de visitar a Universidade

Onde ficar em Coimbra – dica de hospedagem 3 estrelas

AVEIRO – o que fazer na Veneza Portuguesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *