Como é voar na KLM, a cia aérea holandesa

Essa é a quinta vez que o blog viaja de KLM, a cia holandesa de aviação — já voamos do Brasil para a Europa; do Brasil para a Indonésia; de Portugal para os Estados Unidos, além de voos internos pela Europa. Então hoje vamos contar como é voar na KLM, uma de nossas cias aéreas preferidas!

Aliás, uma curiosidade: antes mesmo de conhecer a Holanda eu já tinha certeza que ia amar o país porque voando na KLM minha impressão sobre os holandeses foi a melhor possível! Como são educados e simpáticos… 🙂 Depois, tive a oportunidade de fazer amigos holandeses e confirmei aquela impressão de que eles são realmente um povo muito feliz!

A KLM ou Royal Dutch Airlines é a maior companhia do país e opera com voos diretos do Brasil para Europa.

Para quem está indo para a Europa, a KLM costuma ser uma ótima opção, com preços competitivos. Além disso, a KLM sempre faz conexão em Amsterdam, antes de partir para o destino final.

Então, se quiser aproveitar a conexão para conhecer a cidade, escolha um voo com o maior tempo de espera possível. Vale frisar que o aeroporto Schiphol possui lockers disponíveis para guardar malas.

Para saber como foi minha visita à Holanda, acesse:

A descolada e romântica Amsterdam

Onde ficar em Amsterdam

Lisse – Keukenhof e as tulipas da Holanda

Zaanse Schans e o encanto dos moinhos

Amsterdam

Como é voar na KLM

O último voo que fizemos pela KLM foi do Porto (Portugal) para São Francisco (Estados Unidos), com escala em Amsterdam.

Vamos detalhar esse voo, mas a nossa descrição vale para todos os demais voos que fizemos com a KLM. É um serviço de ótima qualidade, que recomendamos mesmo!

O primeiro voo foi em uma aeronave menor, comum para voos internos na Europa, e levou cerca de 2:20 de viagem. Já o segundo voo foi em uma aeronave maior, para voos mais longos, modelo Boeing 787-9 e levou 12 horas.

aeroporto

Compra de Passagem e Bagagem

Bem, as passagens podem ser compradas online, com procedimento padrão de cartão de crédito.
Mas antes do embarque é necessário preencher no site o API, com seus dados e número de passaporte.

Não é um check-in, é apenas um procedimento de controle de dados dos passageiros.

Sobre a bagagem, após as mudanças das normas das companhias aéreas, esse passou a ser um ponto de atenção. Assim como a TAP e outras cias aéreas, a KLM também disponibiliza passagens com preços diferenciados: sem bagagem, com 1 bagagem ou com 2 bagagens despachadas, além é claro, de ter uma mala de mão permitida a todos os passageiros, de 10 Kg.

Para ver como criar uma mala otimizada para mais de 20 dias, confira nosso post aqui.

Check-in

É possível fazer o check-in online, nas máquinas, ou no balcão da cia aérea. Caso opte por fazer online ou na máquina, será preciso despachar as bagagens no balcão e apresentar o passaporte/ visto(se necessário).

Pois bem: o atendimento no check-in foi ótimo e eles tiveram o cuidado de verificar se o passaporte e o visto americano estavam em dia.

Esse procedimento é obrigatório, mas algumas companhias aéreas esquecem de verificar, o que pode gerar grandes problemas para os passageiros ao desembarcar no destino (por ter esquecido de renovar ou não ter o visto). Acreditem, acontece!

Serviço de Bordo, Conforto e Refeição

A KLM tem um dos melhores serviços de bordo do mercado. Amo mesmo! Eles são sempre muito solícitos, sorridentes e educados. Apesar de falaram holandês como língua oficial, todos os comissários falam inglês dentro das aeronaves.

Então, mesmo saindo do Brasil ou Portugal, eles não falam português.

As comidas servidas são sempre deliciosas e de qualidade.

Como é voar na KLM do Porto para Amsterdam

No voo do Porto para Amsterdam, foram servidos 2 lanches em apenas 2 horas! 🙂 Sanduíche quente com bebida a escolha e depois café com bolo…

É um diferencial quando comparada à TAP ou à British Airways, em voos internos pela Europa, que servem apenas 1 lanche.

como é voar na KLM

Outro diferencial que chamou nossa atenção nesse voo interno foi o espaço para a poltrona da frente; minhas pernas agradecem…

As cadeiras são ótimas, confortáveis e reclináveis. Nem todas as companhias que fazem voo interno na Europa possuem esse benefício — sobretudo as low costs.

O único entretenimento era a revista de bordo do freeshop, normal para voos rápidos.

Como é voar na KLM de Amsterdam para São Francisco

No voo mais longo, para os Estados Unidos, havia TV individual, fone de ouvido, opção pra carregar celular, poltrona confortável e espaçosas e, de novo, a atenção incrível dos comissários. Estávamos separados e eles acomodaram várias pessoas dentro da aeronave que queriam sentar juntas. Muito gentis e solícitos com todos!

Nesse voo serviram jantar, 2 lanches e café da manhã. Nunca comemos tanto…

Isso inclui um lanche com bolo e outro com sorvete! A comida estava ótima! Com opção de massa ou galinha. E teve queijo Holandês e bolinho típico!

como é voar na KLM

Você vê o cuidado em todos os detalhes. Os copos e embalagens tem desenhos de ícones do país como o tamanco, o moinho, as tulipa, as casinhas típicas holandesas…

Entretenimento a bordo da KLM

No voo Porto – São Francisco, todos os acentos possuem televisão individual, entrada usb e fone de ouvido.

A programação tinha ótimos filmes incluindo alguns lançamentos como o recém lançado VanGogh, e filmes do Oscar 2019 como Bohemian Rhapsody e Green Book. Excelentes opções! Recomendo assistirem.

como é voar na KLM

O aeroporto de Amsterdam e o Voo interno

Na volta dos Estados Unidos, chegando no aeroporto de Amsterdam, o desembarque é feito imediatamente dentro do saguão, sendo necessário passar pelo controle alfandegário. Ou seja, fizemos a imigração na Holanda antes de chegar a Portugal — pois na União Européia é preciso registrar a entrada pelo 1º país onde se faz a conexão.

aeroporto

Então me conta. Depois de ler sobre como é voar  na KLM decidiu aproveitar o “stop-over” em Amsterdam? Então, eu recomendo ficar pelo menos uns 5 dias na cidade e aproveitar para conhecer cidades próximas. Não esqueça do seguro viagem obrigatório para a Europa e do seu chip de internet,  para ficar sempre conectado.

Enfim, garanto que depois de voar KLM sempre que você olhar para as cores azul celeste e laranja você vai ter boas lembranças. 🙂

Como é voar na KLM
Como é voar na KLM? A cia aérea holandesa é uma de nossas empresas favoritas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *