O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado – 1 dia no Castelo

Óbidos é uma das vilas medievais mais bem preservadas de Portugal. Suas muralhas datam do século XIV e suas igrejas, livrarias, praças, portais e casas brancas, com janelas e portas azuis completam o cenário de uma cidade típica de conto de fadas. Então hoje é dia de contar sobre essa viagem e trazer algumas dicas: o que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado, onde comer, quando visitar e como chegar.

A história de Óbidos é tão antiga quanto interessante. Ocupada há muitos séculos por romanos e mouros foi reconquistada em 1148 pelo rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Após a reconquista e, por muito tempo, a vila serviu como dote das Rainhas portuguesas e por isso se tornou tão encantadoramente bela.

Hoje o turismo atrai milhares de visitantes em busca de reviver um pouco desse passado tão romântico e bucólico. Aliás, durante os finais de semana, pode ser até difícil circular pela vila — prefira dias de semana.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Por ser uma pequena vila medieval é fácil percorrer suas ruelas em algumas horas, mas a riqueza de detalhes é enorme. A principal atração da cidade é o Castelo, que hoje funciona como Pousada – aliás, é nossa dica de hospedagem – leia mais no final desse post.

Caminhar sobre a muralha, de onde se tem uma vista panorâmica, e dar uma volta completa por seu 1,5 km de extensão também é imperdível. Acredite: cada cantinho possui um detalhe diferente.

A dica é calçar tênis, já que as pedras escorregadias e a falta de guarda-corpo podem ser um risco.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedadoO que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

No centro de Óbidos, muitas lojas de artesanato e igrejas estão à disposição dos visitantes. Além de restaurantes e barracas de ginjinha, a bebida típica.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

As principais igrejas são a Igreja de São Tiago e a Igreja Matriz de Santa Maria, usada pelos mouros como mesquita e, transformada em igreja católica em 1148, com a retomada de Óbidos por D. Afonso Henriques.

A porta da vila e principal entrada é coberta de azulejos portugueses que retratam a Paixão de Cristo.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Onde comer e beber em Óbidos

Bons restaurantes estão por todos os lados. Indicamos o Petrarum Domus e o Tasca Torta, ambos na Rua Direita. Todos com ótimas opções de comida Portuguesa, vinho e sobremesas.

Para quem quiser um jantar de reis, o Restaurante da Pousada do Castelo é uma ótima dica, no Paço Real. Mas, obviamente, paga-se por isso.

Experimente também a Ginjinha, bebida tradicional da cidade. É uma bebida licorosa composta de uma frutinha da região chamada Ginja, semelhante a uma cereja. Ela é oferecida em muitas lojas em um copinho de chocolate. É realmente deliciosa e o valor é convidativo, apenas 1 Euro.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Quando a noite cai e o movimento da cidade diminui, ficam apenas os turistas que optaram por passar a noite na cidade. Uma delícia!

Por isso vale passear mais um pouco, ver o pôr de sol de cima das muralhas (mágico), escolher um bom restaurante para jantar e, é claro, descansar. Essa é uma cidade ideal para isto, tudo é muito perto e agradável.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Quando visitar Óbidos

Óbidos é uma cidade sempre pronta a receber turistas, mas vale a pena visitar a cidade em 3 datas especiais.
Na época natalina acontece a Aldeia de Natal, evento voltado para crianças. É montada uma espécie de parquinho com brinquedos. Bom para entreter as crianças.

De julho a agosto, a Feira Medieval, onde os residentes se vestem como na época medieval, servem comidas típicas da época e apresentam danças e hábitos. Mas essa também é a alta temporada na Europa – prefira dias de semana aos finais de semana pois a cidade fica lotada!

Em abril acontece o Festival do Chocolate, com expositores e workshops.

Além do Castelo, das muralhas, das casinhas e ginjinhas, Óbidos também é conhecida por ser uma cidade literária.

O projeto fez com que vários espaços vazios que estavam sendo degradados se transformassem em livrarias e sebos. Assim, até a Igreja de São Tiago foi transformada em uma livraria – uma lindeza! Tudo decorado com livros. Com objetivo de criar o projeto mais dinâmico, existem épocas específicas ao longo do ano que integram atividades como exposições, workshops, palestras, consertos, e tudo que envolva atividades literárias.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado: 1 dia no Castelo de Óbidos

Para quem deseja pernoitar na cidade murada de Óbidos não há tantas opções e os preços não são exatamente convidativos. Mas a experiência vale cada centavo! Quando começa o entardecer e a turma do bate-volta retorna para suas cidades, é possível apreciar Óbidos com muito mais tranquilidade.

Escolhemos nos hospedar na Pousada do Castelo de Óbidos, que proporciona uma das experiências mais exclusivas e ímpares que se pode ter dentro de uma cidade medieval.

O Castelo de Óbidos foi declarado pelo concurso as Sete Maravilhas de Portugal em 2007, o segundo dos sete monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Como é a Pousada do Castelo

Já na chegada, é possível perceber o tratamento diferenciado. Os hóspedes da Pousada do Castelo são dos poucos que podem entrar com o carro na cidade murada. O carro fica estacionado na entrada do hotel, de onde só sai na hora de prosseguir viagem.

O atendimento da Pousada também é um capítulo a parte. Todos os funcionários são muito educados, solícitos e sempre dispostos a ajudar e a contar uma boa história.

Quartos

Todos os quartos foram batizados com nomes de personagens importantes da história de Portugal. Ficamos hospedados no quarto Dona Inês (aquela mesma, do ditado popular “Inês é morta”). Ouvimos mais de uma vez sobre sua história com Dom Pedro, e pudemos perceber como os portugueses realmente consideram esta história uma das mais românticas de todos os tempos.O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Há quartos com acabamentos mais modernos e outros medievais, com paredes de pedra e que remetem a arquitetura original do castelo. Todos os quartos possuem ar condicionado e banheiro privativo.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Fica a dica: algumas pessoas têm dificuldade de dormir nos quartos medievais porque não gostam do ambiente. Se for este o seu caso, escolha o quarto moderno (como o nosso). Mas independente da sua escolha, certamente terá uma noite muito tranquila e agradável.

Reserve sua hospedagem na Pousada do Castelo de Óbidos e garanta uma das melhores experiência da sua viagem!

Pois bem, uma rápida passeada pelo hotel e percebe-se uma decoração que não nos deixa duvidar por um segundo sequer que estamos mesmo em um castelo. Armaduras, móveis, lareiras dão o tom desta pousada.

 

Restaurante

O restaurante fica localizado ao lado da pousada (em um casarão branco) e é acessado por uma escadaria, ainda dentro do Castelo. Das janelas do restaurante, é possível ver a parte de dentro do espaço onde acontece a Vila de Natal – uma das atrações turísticas da cidade.

O café da manhã é divino e completo, com muitas opções de pães, frutas, doces e tudo mais que se espera da uma refeição digna de um castelo. Se optar por jantar no restaurante, não se esqueça de reservar.

  

Hospedar-se na Pousada do Castelo é uma viagem dentro da sua viagem! Apesar do alto investimento, certamente será uma das experiências inesquecíveis de sua passagem por Portugal.

Outras sugestões de hospedagem

Outras opções muito boas são a Casa da Talhada e a Casa dos Frutos Divinos. Dê uma olhada para ver qual das 3 agrada mais.

Reserve sua hospedagem na Pousada do Castelo de Óbidos e garanta uma das melhores experiência da sua viagem!

Como chegar a Óbidos

Óbidos está localizada a 84 km da capital do país, Lisboa. De carro, o trajeto leva cerca de 1 hora. Já de Coimbra, leva-se 1 hora e 20 minutos para percorrer os 132 km de distância. A vila possui 2.200 habitantes e faz parte do Distrito de Leiria.

De trem os trajetos são mais demorados e a estação é longe (não é a melhor opção). Partindo de Lisboa ou de Coimbra leva-se 2:30, o dobro do tempo. O ideal mesmo é alugar um carro. Foi o que fizemos. Aliás, sempre alugamos pelo site da Rentcars, que compara preços de dezenas de locadoras. Assim, pagamos em Real, sem IOF e ainda dividimos no cartão.

Se você tiver pouco tempo, é até possível fazer um bate-e-volta de Lisboa ou Coimbra, mas o mais recomendado é ficar pelo menos 1 noite na cidade.

Separamos 2 dias e 1 noite para ficar na cidade. Como era época de Natal, estava tudo enfeitado e a clássica Aldeia de Natal estava aberta. É uma data muito indicada para a visitação, principalmente para quem viaja com crianças — apesar de ficar muito cheio durante o dia. Pelo tamanho, pode não parecer, mas há muito o que fazer em Óbidos.

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Óbidos é mesmo uma vila encantadora e, em nossas pesquisas, sempre aparecia como a cidade mais indicada por todos que visitaram Portugal. E é mesmo imperdível!

Então, se estiver com viagem marcada para Portugal, não deixe de incluir no seu roteiro.

Pode não parecer, porque a vila é bem pequena, mas há muito o que fazer em Óbidos. Sobretudo se você tiver olhos voltados para a história desse país lindo e riquíssimo que é Portugal.

Além das dicas d o que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado, aqui nesse link você encontra todas as nossas dicas de PORTUGAL, separadas por cidade. Confira!

O que fazer em Óbidos e onde ficar hospedado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *