Onde fazer compras em Londres: melhores lojas para visitar

Na sequência de posts alternativos, com dicas que muitas vezes não se encontram em guias turísticos, vamos falar sobre onde fazer compras em Londres. São lugares típicos da cidade, lojas de departamento frequentadas por londrinos e turistas.

Acabamos de voltar de Londres (de novo), a cidade mais populosa da União Europeia. Cosmopolita, cheia de atrações, restaurantes, vida noturna e muuuitas lojas, de todos os tipos, estilos e origens.

Os produtos ingleses (e as lojas de departamento onde são vendidos) são conhecidos por sua qualidade e tradição.

E, no meio de tantas ofertas, fomos conhecer algumas lojas tipicamente londrinas, muitas das quais se tornaram verdadeiras atrações turísticas. Ou seja, coloque-as na sua to do list.

Passamos o Boxing Day em Londres. A conhecida Black Friday Londrina acontece todo dia 26 de dezembro. E a dica é acordar cedo para aproveitar os descontos que chegam a 70%!

Imperdíveis são as ruas de compras Regent e Oxford Street, mas por toda a cidade as promoções são válidas.

Onde fazer compras em Londres: melhores lojas

Onde fazer compras em Londres

Lojas de Departamento

HARRODS

Vamos começar por ela, claro! A Harrods, conhecida por ser a maior loja de departamento de Londres e a mais famosa da Grã-Bretanha, ocupa 1 quarteirão e 7 andares, repletos de lojas de luxo. A loja, inaugurada em 1849 em Knightsbridge é monumental, sendo preciso algumas horas para conhecer tudo.

A Harrods oferece, além de muitas marcas de luxo divididas em setores (bolsas e acessórios, sapatos, brinquedos, lingerie, perfumes, cosméticos e maquiagens, vestuário, jóias, eletrônicos), itens para casa e até carros, além de restaurantes e o típico chá da tarde.

Prepare-se para gastar suas libras com grifes de luxo como Chanel, Dior, Louis Vuitton, Cartier, Louboutin…

A loja possui até serviço de personal shopper para ajudar os clientes. É mesmo um luxo.

Curiosidades sobre a Harrods

  • Estima-se que a loja receba 15 milhões de turistas e clientes anualmente.
  • A loja teve como clientes Oscar Wilde, Charlie Chaplin, Laurence Olivier e membros da Família Real.
  • A primeira escada rolante de Londres foi instalada na loja, deixando os clientes da época bem assustados.
  • Dodi Al-Fayed, namorado da princesa Diana, era herdeiro direto da loja. Em 2010 seu pai, Mohamed Al-Fayed vendeu a loja, por 1,5 bilhões, para a Qatar Holdings, um fundo de investimento dos Emirados Árabes. Em 2005, após a morte de seu filho e da princesa Diana, ele inaugurou uma estátua de bronze em homenagem ao casal que ficava na entrada da loja. Mas em 2018 a estátua foi retirada e devolvida a Mohamed.

Endereço: Brompton Road, 87-135 Knightsbridge
Metrô: Knightsbridge (Piccadilly Line)

Onde fazer compras em Londres: melhores lojas

SELFRIDGES

Localizada na Oxford Street, a Selfridges é a 2ª maior loja de departamento de Londres. Conhecida por suas vitrines sempre impecavelmente decoradas, que atraem milhares de turistas, e por seus 6 andares repletos de produtos de grandes marcas.

O que mais nos chamou atenção foi o imenso departamento de sapatos, divido em diversas marcas e categorias, ocupando um andar inteiro. É o maior departamento de calçados do mundo!

Algumas das marcas encontradas na loja são: Dior, Chanel, Giorgio Armani, Marc Jabos, Paige Denim, Alexander McQueen, Stella MacCartney, Tom Ford, Hugo Boss, Gucci, MAC, Ralph Lauren, entre outras.

Ao todo são cerca de 20 restaurantes de diferentes estilos, desde Donuts até um Oyster Bar. Ou seja, um must go!

Curiosidades sobre a Selfridges

  • A loja foi criada pelo americano Harry Gordon Selfridge, que teve a ideia de iluminar as vitrines à noite. Um visionário que acreditava que decorar as vitrines atrairia mais clientes. Até hoje esse conceito é prioridade da marca.

Endereço: Oxford Street, 400
Metrô: Bond Street (Central Line e Jubilee Line) e Marble Arch (Central Line)

 

 Não esqueça de fazer um SEGURO VIAGEM antes de viajar. Além de ser obrigatório para alguns países da Europa (como a Inglaterra), você viaja muito mais tranquilo. Aqui você encontra a melhor cotação.

 Aproveite e compre também seu CHIP DE INTERNET para ficar conectado o tempo todo.

 

FORTNUM & MASON

A Fortnum & Mason, ou F&M, é a loja de departamento mais antiga e luxuosa de Londres, fundada em 1707 por Hugh Mason. É reconhecida por seus produtos de qualidade, requinte e iguarias, com embalagens belíssimas.

A marca possui alguns Royal Warrants, selos reais, que explicamos em outro post.

Como a loja é fornecedora da Família Real há mais de 300 ano, seu chá da tarde é considerando um dos mais conceituados e luxuosos da cidade.

É realmente uma experiência incrível! O ambiente da loja é realmente de conto de fadas… Um dos pratos indicados é o omelete de lagostas.

Com fachada clássica em estilo vitoriano e seu conhecido relógio de 4 toneladas, possui sinos que tocam a cada 15 minutos.

A loja possui 6 andares que oferecem variedades de chás, vinhos, geleias, frios, cestas de piquenique, doces, chocolates, tortas, confeitos, joias e acessórios, além de restaurantes.

Para ideia de valores, vale consultar o site oficial.

Endereço: Piccadilly Street, 181
Metrô: Green Park (Jubilee, Victoria e Piccadilly Lines) e Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines)

 

LIBERTY

Uma das lojas mais bonitas de Londres, a Liberty foi fundada em 1875 e sua arquitetura em estilo Tudor, com madeira aparente, é considerada uma bela obra arquitetônica de sua época. Internamente, o prédio é belíssimo, com escadas em madeiras torneadas e elevadores antigos. No centro, um grande vão, jardim de inverno com um imenso e lindo balão deixando tudo ainda mais charmoso.

A loja ocupa 1 quarteirão e fica em um ponto estratégico, na esquina da Great Marlborough Street com a Regent, atrás da Oxford Street.

Surgiu com foco na venda de tecidos e peças de arte importadas. É possível passear por essas galerias de arte e ver a linda seleção de tecidos, principalmente em estampas florais. As estampas florais encontradas nos departamentos de roupa, móveis, acessórios, papelaria, são o principal destaque.

Para mim, foi a loja mais “perto” da realidade. Apesar de marcas de grife e preços elevados, o estilo da loja é jovem, cheio de novidades e modernidades. E a parte da papelaria, nem se fala!

Portanto, anota aí: a Liberty não pode faltar na lista de onde fazer compras em Londres, hein?!

Endereço: Great Marlborough Street

Metrô: Oxford Circus (Victoria, Bakerloo e Central Lines) e Piccadilly Circus (Bakerloo e Piccadilly Lines)

Onde fazer compras em Londres: melhores lojasOnde fazer compras em Londres: melhores lojas

PRIMARK

Primark, a loja das barganhas! A loja focada em preços baixos, é original da Irlanda e está espalhada por toda a Europa. Há cerca de 200 lojas só na Grã-Bretanha.

Lá você encontra roupas, sapatos, maquiagem, papelaria e acessórios. Vale conferir as novidades (e apesar da qualidade não ser excelente, os custos compensam).

Seus itens geralmente custam abaixo de 15 libras e, por isso, é necessário paciência para andar pela loja garimpando as melhores peças.

Sua principal loja localiza-se na Oxford Street.

Endereço: Oxford Street, 499
Metrô: Marble Arch

Outras lojas de departamento

Harvey Nichols, desde 1880 a loja vende roupas masculinas e femininas divididas em 7 andares de lojas.

John Lewis, inaugurada em 1864, na Oxford Street, continua com sua filosofia de vender o preço mais baixo com o melhor serviço agregado.

Marks & Spencer é a maior rede de lojas de departamento do Reino Unido e possui mais de 840 lojas espalhadas em mais de 30 países e possui preços acessíveis.

Onde fazer compras em Londres

 Não esqueça de fazer um SEGURO VIAGEM antes de viajar. Além de ser obrigatório para alguns países da Europa (como a Inglaterra), você viaja muito mais tranquilo. Aqui você encontra a melhor cotação.

 Aproveite e compre também seu CHIP DE INTERNET para ficar conectado o tempo todo.

Outras lojas que não de departamento

PHILIP TREACY

Já pensou que todos os chapéus da realeza são confeccionados por uma marca? Sim, Philip Treacy, é um dos grandes nomes do design de chapéus da Inglaterra.

É responsável por fornecer à realeza britânica muitos daqueles modelitos mundialmente conhecidos. A loja fica localizada na Elizabeth Street, uma rua pacata, luxuosa e com lojas badaladas. Uma graça tipicamente londrina!

O designer esteve presente na cabeça de muitos convidados nos casamentos reais do Príncipe William e Kate Middleton e, recentemente, do Príncipe Harry e Meghan Markle, além da comemoração pelos 90 anos da Rainha. Como eles afirmam, seus chapéus são populares tanto entre a aristocracia europeia como em Hollywood.

Endereço: Elizabeth Street, 69
Metrô: Sloane Square

Onde fazer compras em Londres: melhores lojas

BURBERRY

A marca inglesa Burberry é famosa mundialmente por seus sobretudos de xadrez tartan (xadrez tipicamente inglês) nas cores na marca: marfim e vermelho. Um ícone fashion mundial.

A marca expandiu e, hoje, vende de tudo: roupas, bolsas, lenços, perfumes e acessórios. A maior e mais glamourosa loja fica na esquina da Regent Street.

Uma curiosidade sobre a marca

  • a estampa xadrez ficou tão famosa que muitas cópias foram criadas tornando-a acessível a um público não original da marca. Desta forma, a marca passou a “esconder” seu tradiconal xadrez, passando a usá-lo na parte interior das roupas.

Endereço: Regent Street, 121
Metrô: Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines)

Onde fazer compras em Londres: melhores lojas

TWININGS

O tradicional chá das 17h encontra toda a pompa e circunstância na marca de chá Twinings.  A loja oferece mais de 500 sabores da bebida, tendo sido fundada há mais de 150 anos.

A marca possui o selo Royal Warrant – veja aqui o que significa esse selo real -, o que a torna fornecedora oficial de chá para a Realeza Britânica. Mas o site brasileiro também vende e entrega os chás Twinings!!

Não deixe de visitar a loja original, em frente tribunal de justiça de Londres, com um pequeno museu sobre a origem da marca.

É possível degustar alguns chás preparados na hora e escolher o seu preferido! A dica é escolher um que venha em uma das lindas caixinhas de ferro porque ficar de souvenir. Sem dúvida uma das minhas lojas preferidas.

Endereço: Strand Street, 216
Metrô: Temple Line

Onde fazer compras em Londres: melhores lojasOnde fazer compras em Londres: melhores lojasOnde fazer compras em Londres: melhores lojas

HAMLEYS

Essa é para levar as crianças! A Hamleys é um verdadeiro playground, uma loja enorme onde vale passar algumas horas vendo as atrações, workshop de produtos e se divertindo com os engraçados vendedores.

É considerada a loja de brinquedo mais antiga do Mundo (!) e por isso atrai milhares de crianças e famílias.

Assim… a fachada da loja da Regent Sreet parece de filme, antiga, romântica, toda decorada…

Endereço: Regent Street, 188-196
Metrô: Oxford Circus (Victoria, Bakerloo e Central Lines)

Onde fazer compras em Londres: melhores lojas

HUNTER

Você certamente viu o cartão de natal de 2018 da família real e reparou que o pequeno George estava vestindo uma galocha. Ou lembra de algumas fotos da Diana ou da Rainha Elizabeth usando galochas.

São as famosas galochas Hunter, marca que possui o selo Royal Warrant. É a marca mais famosa de galochas, usada por nobres e plebeus mundo afora.

Criada em 1856 para servir aos saldados britânicos e posteriormente ajudá-los na Primeira Guerra Mundial, elas são até hoje um acessório indispensável.

Atualmente a marca oferece galochas em várias cores, além de casacos, mochilas, bolsas, bonés. Pois bem, a galocha mais tradicional é a Hunter Green Original.

Endereço: Regent Street, 83-85
Metrô: Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines)

Onde fazer compras em Londres

CAMBRIDGE SATCHEL

Uma das marcas queridinhas do momento, a novata Cambridge Satchel, produz bolsas e outros artigos de couro feitos à mão. A empresa foi fundada em 2008, em Cambridge, por Julie Deane e sua mãe, Freda Thomas, como uma maneira de pagar as mensalidades das escolas para os filhos de Deane. Suas primeiras mochilas foram inspiradas nas tradicionais mochilas escolares britânicas.

Seu formato típico tornou-se referência e a qualidade de seu couro justifica cada libra!

Disponível em diversas cores e tamanhos, é uma das queridinhas das fashionistas britânicas. Em apenas 10 anos, a marca saiu do sonho de uma mãe para o palácio de Buckingham.

Endereço: Atualmente a loja de Londres está fechada. Mas pode ser encontrada em Cambridge, Edimburgo, Bicester, Brigton.

Onde fazer compras em Londres
A última dica de onde fazer compras em Londres vai ter que esperar a reinauguração da loja

BOOTS

Essa dica de Onde fazer compras em Londres é para as mulheres. A Boots é a maior cadeia de farmácia – saúde e beleza – do Reino Unido. Pois bem, essa farmácia é bem interessante para quem ama maquiagens, cosméticos, produtos de cuidado com a pele, o corpo e todas aquelas maravilhas que gostamos de comprar quando vamos ao Wallmart ou CVS, nos Estados Unidos.

Elas estão por todos os lados, mas na Picadilly encontra-se uma mega store da Boots.

onde fazer compras em Londres
até uma farmácia entra na lista de onde fazer compras em Londres

O post Onde fazer compras em Londres: melhores lojas para visitar foi escrito por Beatriz Parise.

E então, gostaram das dicas de onde fazer compras em Londres? Confiram também Dicas de hotéis em Londres: Good Hotel London e Ibis Kensignton

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *