O que visitar em Bragança, Trás-os-Montes

Bragança fica localizada na região de Trás-os-Montes, na fronteira entre Portugal e Espanha, e a 209 km do Porto. Devido ao tempo de deslocamento, não está na rota turística da maioria dos visitantes de Portugal, apesar de sua importância histórica. Como estávamos indo à Salamanca, na Espanha, decidimos conhecer mais uma cidade portuguesa e, então vamos falar sobre o que visitar em Bragança.

o que visitar em Bragança

Breve história de Bragança

Bragança foi batizada inicialmente pelos Celtas e fundada no século II a.C.. Posteriormente, a cidade foi ocupada por Romanos e rebatizada pelo Imperador Augusto de “Julióbriga” em homenagem a seu tio, o imperador Júlio Cesar.

Mais tarde, a cidade foi ocupada por Suevos e Visigodos, e passou por guerras entre cristãos e mouros. Apenas em 1130 Fernão Mendes de Bragança, cunhado de Dom Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal (que nasceu em Guimarães), a adquiriu por troca, passando a se chamar Bragança.

É interessante ressaltar que a história da cidade é sobretudo militar. Desde a ocupação dos Romanos, Suevos e Visigodos, passando pelas guerras Mouras e pela luta contra a Espanha durante a formação do Estado Português.

Só por essa introdução dá pra imaginar o quanto de história tem essa cidade, não é?! Então, fomos ver de perto a Cidadela de Bragança, considerada umas das mais bonitas e bem preservadas de Portugal.

Ao chegar, logo lembramos da vila de Óbidos e do Castelo de Guimarães, porém com algumas diferenças, sobretudo pelo movimento.

Óbidos é uma cidade central, localizada entre Porto e Lisboa e, por isso, rota de muitos turistas que visitam o país. Assim, tem mais movimento, restaurantes e lojas. Entretanto, o castelo de Óbidos não é aberto à visitação. Isso porque foi transformado na Pousada do Castelo (onde ficamos hospedados!) e apenas os hóspedes podem visitar e entrar de carro na cidadela.

Já em Guimarães é permitida a visitação ao Castelo, mas não há uma cidadela murada.

Como chegar a Bragança

De carro, partindo do Porto, o trajeto leva 2:30. Já de ônibus, o trajeto quase dobra de tempo; são 4 horas até a cidade.  Optamos por alugar o carro através da Rentcars, já que ficaríamos alguns dias por lá. Retiramos o carro facilmente no aeroporto do Porto. Alugue aqui e viaje sem problemas.

Vale lembrar que não existe serviço de trem até Bragança. E o serviço de ônibus é operado pela Rodonorte, saindo da estação Hospital de São João, no Porto. O valor do trecho custa €14,30, por pessoa, e há paradas em 5 cidades.

O que visitar em Bragança

A principal atração de Bragança é o Castelo — e sua incrível conservação— visto que por se localizar na fronteira foi alvo de constantes ataques dos espanhóis.

Em Bragança é permitido entrar de carro na parte murada e estacionar em frente ao castelo para passear pela cidade. Cruzando a Porta da Vila, a entrada principal da cidadela, você logo verá ruazinhas para percorrer. Recomendamos começar a visita pelo Castelo, que é o que leva mais tempo e atrai mais turistas.

   o que visitar em Bragança o que visitar em Bragança

Castelo, Museu e Torre de Managem

No Castelo encontra-se o Museu Militar de Bragança, que ocupa todos os andares da Torre de Menagem. O Museu é formado por artigos doados por participantes das batalhas ao longo dos tempos, construindo assim, um grande conjunto de vivências militares.

É considerado um dos museus militares mais importantes do país. Possui peças de batalhas na África e da Primeira Guerra Mundial. O Museu e o Castelo funcionam até às 17:00.

  

A Torre de Menagem é belíssima, possui 34 metros de altura e 17 metros de largura. Seu interior encontra-se muito bem preservado.

Fora da Torre, você pode percorrer as muralhas do castelo, conhecer seu pátio interno e observar sua construção em pedras de Xisto.

o que visitar em Bragançao que visitar em Bragança

Continuando o passeio pela cidadela, O Museu Ibérico da Máscara e do Traje, fica situado bem próximo, na Rua D. Fernão, 24. Neste museu você poderá conhecer as fantasias utilizadas nos festejos celebrados no inverno e carnaval trasmontano. Há artesanato local, fantasias e máscaras utilizadas. Funciona de Terça-feira a Domingo das 9:00 às 13:00 e 14:00 às 17:00.

Outra atração na cidade histórica, é percorrer as Muralhas da Cidadela (que têm apenas 2 metro de largura) e observar os diversos ângulos que ela proporciona da cidade.

o que visitar em Bragança o que visitar em Bragança

Igreja de Santa Maria e Domus Municipalis

Na cidadela também encontram-se a Igreja de Santa Maria e o Domus Municipalis. Esta construção, data do período medieval (1.400), sendo considerada uma obra enigmática da arquitetura romana civil. Este é a única construção desse tipo na Península Ibérica.

Possuindo 2 andares, o primeiro é conhecido como Cisterna, que armazenava água da nascente e pluviais e o 2 andar a Casa da Câmara, utilizada para reuniões.

o que visitar em Bragança

Dentro da cidadela você encontra ainda deliciosas opções de almoço e lojinhas de souvenirs. Se tiver tempo, visite a cidadela pela manhã e à noite, iluminada também fica linda!

o que visitar em Bragança

Outros pontos para visitar em Bragança são a Aldeia de Gimonde e o Parque Natural de Montesinho. Mas não tivemos tempo; de qualquer forma, pretendemos voltar à região de Trás-os-Monte.

Onde comer em Bragança

Restaurante O Javali

A dica de restaurante nº1 não só em Bragança, mas talvez em Portugal, é o restaurante O Javali. Ele é reconhecido como um dos melhores restaurantes de Trás-os-Montes. Então, anota aí: esse item deve entrar na sua lista sobre o que visitar em Bragança.

Após viver 25 anos trabalhando em restaurantes na Suíça, o Sr. Alberto decidiu regressar a Portugal e abrir seu próprio negócio. É um restaurante típico de cozinha portuguesa, com decoração rústica, muito acolhedora. Nota-se o cuidado e carinho em cada detalhe.

O restaurante recebe muitos clientes aos finais de semana, sendo recomendado reservar (fizemos 2 reservas: para almoço e jantar). Na entrada, experimente as sopas da casa e, como prato principal, o cordeiro ou o javali. Finalmente, de sobremesa, o mousse de chocolate com café.

O valor para o casal, sem vinho, é de aproximadamente €54,00.

O restaurante é afastado da cidadela, precisa de carro para chegar. Endereço: Estrada Do Portelo, Km 5, Bragança.

o que visitar em Bragança o que visitar em Bragança

Restaurante G

Entre os 3 novos restaurantes a ganharem estrela no Guia Michelin em 2019, está o Restaurante G. Com produtos regionais de alta qualidade, inserido em uma renovada pousada e com vista para o castelo de Bragança, o restaurante merece ser visitado. Os pratos são à base de cogumelos, azeites, frutos secos, ervas aromáticas e vegetais.

Endereço: Estrada de Turismo, 5300-271.

Já na Cidadela, as indicações são o Restaurante Tasca do Zé Tuga e a Taverna do Javali.

Taverna do Javali

A taverna do Javali tem Flavio Gonçalves como chefe. Ele é filho do dono de O Javali, indicado acima, e primo dos irmãos Geadas, que receberam recentemente uma estrela Michelin. Que família

Há opção de javali em sanduíches, francesinhas, com prato principal, entre outros. O restaurante não abre em janeiro; só retornando em fevereiro.

o que visitar em Bragança

Tasca do Zé

Bem pertinho fica a Tasca do Zé Tuga, do chef Luis Portugal, ex participante do Masterchef Portugal. Ele é da região de Trás-os-Montes, utiliza ingredientes e receitas portuguesas de forma criativa.

Essa é uma experiencia mais sofisticada.

As duas opções são deliciosas e tem uma linda vista pro Castelo e pra Cidadela. No inverno, o cheiro da lenha queimando deixa tudo ainda mais encantador…

Depois da dica sobre o que visitar em Bragança, não esqueça de conferir outras cidades portuguesas, de Norte a Sul, através do nosso blog. E, qualquer dúvida, e só chamar, ok? Tá tudo nesse link…

Categorias: Bragança

17 de janeiro de 2019

2 comments on “O que visitar em Bragança, Trás-os-Montes

  1. bom dia, adorei esse post! sabe me dizer se preciso comprar ingresso para visitar a cidadela e o castelo? quanto tempo indica para ficar na cidade de Bragança e conhecer o principal? obrigada!!

    • Olá Yasmin. Para conhecer apenas a cidadela de Bragança, meio dia é necessário. É realmente bem pequena e concentrada. Não tem ingresso para a cidadela; o valor cobrado é apenas no castelo, que é imperdível!
      No mais, indicamos um dos melhores restaurantes do Norte de Portugal – O Javali. Não deixe de experimentar.
      Um pouco mais afastado de Bragança (40 minutos de carro) fica a aldeia de Montesinho e o Parque Natural de Montesinho. Nesse caso, seria necessário dormir na cidade, ok?
      Esperamos ter ajudado.
      Obrigada por nos acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *