Roteiro de carro pelo Centro de Portugal: Tomar, Fátima…

Partindo de Coimbra, fizemos um roteiro de carro pelo Centro de Portugal passando por Tomar, Fátima, Batalha e Alcobaça até chegar a Nazaré. Pequenas cidades Portuguesas, com grandes histórias. É nesta região onde encontram-se os principais monumentos portugueses, tombados como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Roteiro de carro pelo Centro de Portugal

Nesse post contamos tudo sobre como é fazer um roteiro de carro pelo Centro de Portugal e damos dicas do que fazer em Tomar, Fátima e Alcobaça.

Aliás, a primeira dica para explorar essa região central do país é alugar um carro. Isso porque em algumas cidades  não há estação de trem — ou elas ficam muito distantes. E, de ônibus, não é tão fácil percorrer essas 4 cidades em um único dia.

Como disse, a melhor forma de se locomover pelas cidades do Centro de Portugal é de carro. Em Fátima, por exemplo, não há estação de trem (fica a 22 Km), mas a rodoviária fica próxima ao Santuário.

Nós fizemos o roteiro de carro pelo centro de Portugal e, definitivamente, foi a melhor maneira de circular. Aliás, quando viajamos sempre alugamos carro com a Rentcars. Reserve agora e pague em Reais, sem juros, sem IOF e ainda parcele no cartão.

Assim, se você pensa em economizar indo de trem ou de ônibus pode estar enganado. Isso porque dessa forma demora muito mais para visitar todas as cidades — e assim precisará pernoitar em 1 ou 2 cidades. Ou seja, a economia no transporte acabaria com a reserva de hospedagem. Por isso o carro vale mesmo a pena!

Pela estrada é fácil identificar, através das placas, as entradas para cada cidade e onde ficam suas atrações.

roteiro de carro pelo centro de portugal

Tomar

A primeira cidade que visitamos foi Tomar, localizada a 78 Km de Coimbra. O trajeto levou cerca de 1 hora por uma estrada muito boa, a A13.  Aqui você pode ler dicas de Coimbra e também onde ficar hospedado em Coimbra.

Tomar é pequena e, por isso, pode ser conhecida em uma manhã ou uma tarde. Cortada pelo rio Nabão, a graciosa cidade tem no turismo sua principal atividade.

É em Tomar onde está o monumental e incrível Convento de Cristo, um conjunto de edificações históricas.

Erguido a partir de 1160 pelos Cavaleiros da Ordem Templários, foi um dos maiores conventos de toda a Europa e marcou os primeiros reinados Portugueses. Logo na entrada é possível entender sua grandiosidade, com portões e muralhas em estilo medieval.

Enormes capelas, claustros, jardins, conventos e igrejas fazem parte da edificação que, ao longo dos anos, foi sendo ampliada em função de diferentes necessidades. Por isso percebemos os diferentes estilos medieval, quatrocentista, manuelino, românico, gótico e renascentista.

roteiro de carro pelo centro de portugal
Convento de Santo Cristo: um dos mais belos exemplares de Portugal

Muitos desses estilos são facilmente reconhecidos durante a visita ao Convento. Uma das partes mais interessantes da visitação é o refeitório e o corredor para os dormitórios. Nestes locais conseguimos imaginar a enorme quantidade de pessoas que ali viviam em prol do noviciado.

Após a visitação do Convento de Cristo, confesso que a impressão dos outros conventos e mosteiros mudou,  dada a imponência e importância deste local.

Depois desta incrível aula de história, paramos no restaurante A Lúria para um delicioso almoço típico.

Fátima

Uma manhã— ou algumas horas, dependendo do seu interesse—  é suficiente para conhecer o Santuário de Fátima, considerado um dos maiores centros de peregrinação do mundo.

Partindo de Tomar, 40 km à frente e cerca de 40 minutos seguindo pela N113, está o Santuário de Fátima, na cidade de Fátima.

Por sorte, visitamos a cidade em um ano especial já que, em 2017, comemorou-se 100 anos da aparição de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos.

Assim, a cidade recebeu muitos fiéis e foram celebradas missas diariamente, durante os meses de maio a outubro.

Ao chegar ao Santuário chamam atenção a imensidão do espaço e o tamanho do estacionamento. Sinal de muitas visitas em épocas festivas!

Para terem ideia, no dia 13 de maio, data da principal festividade de Fátima, o local chega a receber 180.000 pessoas na procissão das velas.

roteiro de carro pelo centro de portugal
Fátima: parada imperdível no roteiro de carro pelo centro de Portugal

Data de 1919 o início de sua construção, que tem como principais atrações: a Capelinha das Aparições, a belíssima Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o lindo caminho pela Colunata, a moderna Basílica de Santíssima Trindade, a Capela do Santíssimo Sacramento, a Cruz Alta, a Estátua do Sagrado Coração de Jesus, além de muitos outros espaços de oração.

Ao entrar no Santuário recebemos um guia com o itinerário do peregrino indicando o percurso com os principais pontos de visitação.

Este é um local que independe de religião para sentir-se acolhido e emocionado com as demonstrações de fé dos peregrinos.

Com missas em horários específicos é possível se planejar para assistir a uma delas e deixar uma vela em agradecimento no tocheiro. Por fim, não se preocupe em levar velas, já que são vendidas no local, em diversos tamanhos.

Roteiro de carro pelo Centro de Portugal – II parte

Continuando o roteiro de carro pelo Centro de Portugal, dedicamos a parte da tarde para Batalha e Alcobaça.

Batalha e Alcobaça

Seguindo viagem pela N356, cerca de 25 minutos a frente está localizada Batalha, uma cidadezinha pequena com cerca de 2 mil habitantes. Ali, parece que o tempo parou e a atenção é voltada para o Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria Vitória.

Como já tínhamos visitado o Convento de Cristo, preferimos seguir por mais 23 Km com destino ao Mosteiro de Alcobaça, na cidade de Alcobaça.

Primeira edificação inteiramente gótica de Portugal, sua construção teve início em 1178, sendo hoje tombado como Patrimônio da Humanidade.

É ali no Mosteiro de Alcobaça onde se encontram sepultados, um em frente ao outro, o antigo Rei de Portugal, Dom Pedro I e Inês, que não chegou a ser Rainha em vida, mas foi declarada e enterrada com este título.

O mosteiro é enorme e belíssimo. Claustros, jardins, salas de reunião, capelas, igrejas, sacristia, parlatório, cozinha, refeitório, dormitórios, sala dos monges e até biblioteca.

Mas são os túmulos de Pedro e Inês que chamam atenção por sua história e beleza. Obra de arte gótica que representa a história de Portugal. Os túmulos se encontram um pouco deteriorados, por conta da pilhagem realizada pelo exército de Napoleão.

roteiro de carro pelo centro de portugal
Inclua o Mosteiro de Alcobaça no roteiro de carro pelo centro de Portugal

A história de D. Pedro e Inês

Todos conhecem o ditado “Inês é morta”, mas poucos sabem a história por trás dele. A história de Pedro e Inês é considerada uma espécie de Romeu e Julieta de Portugal.

Por razões políticas, como era comum na época, Dom Pedro foi obrigado a casar com D. Constança Manuel.

Mas ele se apaixonou por D. Inês, camareira de D. Constança, e viveram esse romance secretamente até a morte de Constança, dias após o parto do filho. Após esse trágico evento, Pedro e Inês assumiram o relacionamento, o que foi condenado por seu pai, D. Afonso IV, que ordenou o assassinato de D. Inês por alta traição.

Assim que foi coroado, Dom Pedro concedeu honras de rainha de Portugal à D. Inês, sob alegação de que havia se casado secretamente com ela.

Por ter recebido as honrarias após sua morte, surgiu o famoso ditado, no sentido de: “agora não adianta mais. Inês é morta”.

Os sarcófagos ficaram prontos em 1361, ano em que D. Pedro os colocou na parte sul da Igreja de Alcobaça. Os restos mortais de D. Inês foram levados de Coimbra até esta Igreja.

D. Pedro ordenou que fosse sepultado no sarcófago em frente ao de D. Inês, na esperança de reencontrá-la no dia do Juízo Final. É aqui, portanto, em Alcobaça, que acaba a romântica história de D. Inês e D. Pedro.

Nazaré

Saindo do Mosteiro de Alcobaça, já conseguimos sentir o cheiro do mar… Nazaré e suas tradições estão bem pertinho dali – descubra o que fazer em Nazaré aqui nesse post. Cerca de 16 minutos nos separavam do pico das ondas gigantes.

Para dica de onde ficar em Nazaré indicamos um hotel 4 estrelas com vista pro mar e piscina.

roteiro de carro pelo centro de Portugal

Pois bem, se você gostou desse roteiro de carro pelo Centro de Portugal passando por Tomar, Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré não pode deixar de ler sobre outras cidades que visitamos em Portugal.

Aqui você encontra tudo organizado por cidade!

Aproveite e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *