Quartier Latin e Île de la Cité

Nesse post vou falar sobre o Quartier Latin e a Île de la Cité, seguindo o roteiro que fiz para conhecer a terra dos parisienses e aproveitar ao máximo cada arrondissement. Dividi a cidade por regiões, agrupando os pontos turísticos de acordo com a localização, de forma a facilitar quem estiver embarcando para Paris. Para outras atrações, veja os links no final desse post.

0_4200_0_2800_one_Pantheon_Woodson_017

Conhecendo o Quartier Latin e Île de la Cité

O famoso Quartier Latin é uma simpática região localizada no 5º (e parte do 6º) arrondissement. Tem sempre um café, um restaurante ou um mercadinho a cada esquina, sendo bem fácil se familiarizar, além de ficar próximo a importantes pontos turísticos, como o Panthéon, a Universidade de Sorbonne, a Notre-Dame e a ilha onde ela está localizada, a Île de la Cité.

Por tudo isso, decidi ficar hospedada nesse bairro que possui ótimos preços, uma atmosfera jovem e descontraída, além da excelente localização. Aliás, quem assistiu ao filme Meia-Noite em Paris vai entender rapidinho o que estou dizendo. Quem não assistiu, corre pra ver! É uma verdadeira viagem por Paris…

Logo depois de fazer o check in no hotel, saímos para passear e colocar nosso roteiro em prática. Foi ótimo descobrir que estávamos tão bem localizados!

Um bom ponto de partida para conhecer o Quartier Latin é começar pelo Panthéon, um dos monumentos nacionais mais importantes da França, onde estão sepultados alguns dos maiores personagens da História, como Rousseau, Voltaire, Émile Zola, Victor Hugo e tantos outros. Sua enorme cúpula pode ser vista de vários pontos da cidade, fazendo parte do skyline da capital francesa.

O enorme prédio em estilo neoclássico foi inicialmente construído para ser uma igreja, por ordem do Rei Luis XV, mas o movimento revolucionário alterou sua função. É interessante observar como os franceses respeitam o passado e reconhecem a grandiosidade dos homens que ajudaram a construir o país. O ingresso para a atração custa € 8,50. Para saber mais sobre esse atrativo, leia o post escrito especificamente sobre ele.

Quartier Latin Pantheon Paris Na dúvida embarque

Pantheon Quartier Latin Paris França Na dúvida embarque

Ainda no bairro, não deixe de ver o Museu Nacional da Idade Média (ou Musée de Cluny), a Universidade de Sorbonne e o Jardim de Luxemburgo, um lindo parque que conta com lago, pomar, restaurante e um belo paisagismo, além de ser o local onde está o Palácio de Luxemburgo, atual sede do Senado.

Jardin de Luxembourg Paris Na dúvida embarque

Jardin de Luxembourg Paris Na dúvida embarque

Jardin de Luxembourg Paris Na dúvida embarque

Jardin de Luxembourg Paris Na dúvida embarque

O lugar mais diferentão do Quartier Latin é a Arène de Lutèce, uma antiga arena romana de gladiadores que estava esquecida e foi redescoberta, por acaso, em 1869. Hoje o local funciona como uma espécie de parquinho (!) onde os moradores do bairro levam os filhos para brincar e jogar bola, porém sem esquecerem a importância histórica do local. A arena fica localizada no número 49 da Rue Monge.

Arène de Lutèce Paris Na dúvida embarque

À noite, aproveite os bares e restaurantes do bairro, muitos deles com preços para estudantes. Com certeza sai bem mais em conta do que jantar na Champs Élysées.

Saindo do Quartier Latin e atravessando uma das pontes sobre o rio Sena, você chega à Île de la Cité, considerada o berço da cidade, onde tudo começou, e cujo principal atrativo é a medieval e bela Notre-Dame.

Ao visitar a Catedral de Notre-Dame, observe-a como uma das melhores representações do estilo gótico: detalhes como a porta principal toda esculpida, seus vitrais, a rosácea, os arcos e abóbadas que dão sustentação à construção, a nave central e as naves laterais, as gárgulas e toda sua verticalidade fazem dela uma das igrejas mais lindas e mais visitadas em todo o mundo, tendo servido, inclusive, de inspiração para o conhecidíssimo personagem de Victor Hugo, o Corcunda de Notre-Dame.

Paris França Cidade Luz Na dúvida embarque (3) (Small)

Notre Dame Paris Na dúvida embarque

Notre Dame de Paris_ Paris_Na dúvida embarque (Small)

Além de conhecer gratuitamente o interior da igreja, é possível também subir suas torres, mas para isso é preciso comprar ingresso, encarar uma fila que costuma demorar (pois o número de turistas querendo subir é bem maior do que o espaço comporta) e subir seus quase 400 degraus. A entrada para as torres é pela fachada exterior esquerda da Catedral. No entanto, se tiver paciência para esperar e disposição para encarar os degraus, será recompensado com uma das vistas mais lindas da cidade.

Na mesma praça onde está localizada a Catedral, fica também a Cripta Arqueológica, cuja entrada (por uma escada para o subterrâneo da praça) passa despercebida, mas cuja importância remonta à origem da cidade há muitos séculos.

Ali embaixo, escavações revelaram ruínas de antes da ocupação romana, mapas e objetos utilizados pelos celtas que se instalaram no local, chamados de Parisii. Sobre isso falei no post sobre Paris e os… Parisii, Parise, Parizzi.

cripta arqueológica Paris Na dúvida embarque

Ainda sobre a Île de la Cité, é impressionante como nessa ilha tão pequena pode haver tantos pontos turísticos importantes e relevantes para a história da França. Aliás, boa parte dos acontecimentos da Revolução Francesa também ocorreram nesta ilhota, mais especificamente no Palácio da Justiça, que abrigava a Conciergerie, onde ficavam presos todos os que morreriam na guilhotina, e onde hoje há um museu contando sobre a história do local através de documentos e objetos originais.

O prédio construído como Palácio Real no século XIV sofreu grande destruição ao longo do tempo e, posteriormente, foi adaptado como prisão até 1914.

Conciergerie Paris Na dúvida embarque (2) (Small)

Conciergerie Paris Na dúvida embarque (1) (Small)

Há ainda a belíssima Igreja de Sainte-Chapelle, com seu interior ricamente decorado e seus 15 vitrais que ilustram passagens bíblicas — mas não consegui visitar pois estava fechada no horário em que fomos. Óbvio que fiquei chateada, pois sei que ela é maravilhosa…

Por fim, passe pela Praça Dauphine, pela Pont Neuf, e é dessa pontinha da ilha que partem passeios de barcos pelo rio Sena, com a empresa Vedettes du Pont Neuf. Aproveite para fazer essa que é outra atração imperdível de Paris.

barco Parisi_ Paris_ Na dúvida embarque

passeio de barco Rio Sena Paris Na dúvida embarque

Se uma única ilha de Paris já possui tantas atrações, imagine o restante da cidade!

Desbrave a capital da França com a gente!

Paris e os Parisii, Parise, Parizzi

Quando ir e quantos dias ficar

Montmartre e a Basílica do Sacré-Coeur

Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Torre Eiffel

Paris Museum Pass: vale a pena comprar?

Vai viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

 

0 comments on “Quartier Latin e Île de la Cité

    1 Pings/Trackbacks for "Quartier Latin e Île de la Cité"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *