Zaanse Schans: o encanto dos moinhos…

Se você estiver em Amsterdã não pode deixar de considerar um passeio para a cidadezinha de Zaanse Schans, famosa por ser a cidade dos tradicionais moinhos de vento e, no passado, importante zona industrial. Hoje cidade turística com grande importância cultural e histórica, ainda possui moinhos em atividade que podem ser visitados.

Como sempre achei que a gente só consegue captar a verdadeira essência de um país quando sai da capital e vai para cidades menores, lá fui eu… Por isso e pelos próprios atrativos de Zaanse Schans acredito que valha a pena visitá-la.

Zaanze Schans Amsterdam Holanda moinhos bicicleta cerveja tulipas tamancos

Chegando em Zaanse Schans

Para ir até lá basta pegar o trem na estação Central de Amsterdã e, ao longo do caminho, vá aproveitando a paisagem e observando a quantidade de moinhos (daqueles modernos); 20 minutos depois você chegará à estação Koog Zaandijk, onde deve descer. Depois de andar alguns metros verá um guichê de informação turística com o mapa da cidade disponibilizado gratuitamente.

mapa zaanse (Small)

É fácil perceber o porquê dessa região ter sido tão importante e famosa em razão dos moinhos… venta muito! rs

Visitar essa cidade pode ser uma das poucas oportunidades de conhecer um moinho por dentro, ver seu funcionamento e ficar bem próximo das suas hélices em movimento. É possível aprender como eram feitos os pigmentos de cor da tinta, o óleo, o papel. Escolhemos o Moinho de tinta De Kat que segundo informações no local, pode ser o último moinho que produz tinta no mundo! No passado havia quase 1000 moinhos que produziram cevada, arroz, papel, madeira, mostarda, tabaco, entre outros produtos, mas com o tempo foram perdendo importância e foram desativados.

moinhos zaanse schans (Small)

Hoje essa é uma área rural que vive do turismo e no passeio pela pequena cidade de Zaanse Schans você terá a chance de observar as casas de madeira, os antigos prédios industriais, os canais e, vez ou outra, vacas e cabras pastando em alguma fazenda. É uma ótima opção para quem gosta de passeios tranquilos e relaxantes.

casas em zaanse schans (Small)

Você encontrará muitas lojinhas interessantes de souvenirs (com predominância para moinhos e tamancos de cerâmica e madeira), de queijos, padarias, restaurantes, e uma pequena sorveteria. De todas as lojas a que mais gostei foi a loja chamada “Zaanse Schans” (o mesmo nome da cidade), onde fazem a demonstração, ao vivo, de fabricação de tamancos de madeira.

fabricação de tamancos zaanse schans holanda (Small)

tamancos (Small)

Como expliquei lá no post de Amsterdã as duas melhores opções de bate-volta para quem está na capital da Holanda são Zaanse Schans e Keukenhof, a cidade onde há campos de tulipa, mas esta só funciona de março a abril. Então, em qualquer outra época do ano recomendo esse passeio. Na dúvida, já sabe: embarque! E em vinte minutos estará lá!

0 comments on “Zaanse Schans: o encanto dos moinhos…

1 Pings/Trackbacks for "Zaanse Schans: o encanto dos moinhos…"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *